Felipe Neto Felipe Neto

Felipe Neto deleta informação falsa após checagem no Twitter, mas mantém ataques a Musk

Youtuber Felipe Neto apaga postagem acusando Elon Musk de colaborar com ditadores sauditas após checagem de fatos

Depois de tomar uma verificação, Felipe Neto, um youtuber de orientação petista, deletou um post na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), onde ele atribuía ao bilionário a acusação de “ajudar os ditadores da Arábia Saudita a capturarem pessoas por tweets”.

Com a divulgação, Neto indagava se Musk realmente estaria “preocupado com a liberdade de expressão no Brasil”, considerando que ele supostamente teria auxiliado na perseguição política em uma nação diferente.

A realidade é que a informação compartilhada por Neto – empregada para criticar Musk – é de setembro de 2023, relacionada a incidentes que aconteceram em 2014 e 2015, período no qual Elon Musk ainda não detinha a rede social.

Desde o último fim de semana, Neto tem lançado ataques a Musk, em meio ao escândalo do “Twitter Files Brazil”. Nesse caso, Musk fez alegações sobre a pressão de políticos e uma parte do judiciário brasileiro para censurar perfis que não estão alinhados com a esquerda.

“Me confundi nas datas e estou aqui corrigindo a informação e deixando meu pedido de desculpas pelo erro […] Não tenho qualquer problema em corrigir quando divulgo uma informação errada, diferentemente do outro lado”, escreveu Neto em outra publicação no seu perfil na rede social X, nesta terça-feira (9).

Após admitir o “erro”, Neto ainda acusou a família de persistir em publicações de “fake news”, lançou mais críticas a Musk e o desafiou a enfrentar o “regime chinês” e a Arábia Saudita.

“Ainda assim, a minha crítica se mantém: Elon Musk não fala uma única palavra sobre o X ser proibido na , por exemplo, por se borrar inteiro do regime chinês, onde ele possui fábricas da Tesla. O mesmo vale para a Arábia Saudita, de onde Musk recebe muitos investimentos, mas não fala uma única palavra a respeito do seu ditador esquartejador Mohammed bin Salman, que prende e tortura pessoas apenas por críticas ao seu regime no X. Por que Musk está preocupado com a liberdade de expressão no Brasil, mas não na Arábia Saudita?”, disse Neto.

O pormenor é que o governo comunista da China e a Arábia Saudita mantêm relações com o governo , do qual Felipe Neto é apoiador e defensor.

Em outras postagens no X relacionadas ao caso, Felipe Neto se colocou como vítima e expressou crítica à verificação das “notas da comunidade”, que identificou o equívoco em sua postagem. A conta de Felipe Neto na plataforma X possui 16,8 milhões de seguidores.

Após receber críticas por uma alteração repentina em sua postura em relação à esquerda e ao presidente Lula (PT) em fevereiro de 2023, Felipe Neto começou a fazer parte de uma equipe organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos com o objetivo de combater “o discurso de ódio e o extremismo”.

Da mesma forma, José de Abreu, ex-ator da Globo, também divulgou uma informação incorreta sobre uma das empresas de Elon Musk, que foi verificada pelas avaliações da comunidade da rede social que faz uso da verificação realizada pelos próprios usuários.

Na publicação, feita nesta segunda-feira (8), José de Abreu diz: “As ações da Tesla caem para o menor nível histórico na Bolsa de Valores de Nova York”.

Na segunda-feira (8), as ações da Tesla realmente registraram um aumento de 4,69% em seu valor. As informações são da Gazeta do Povo.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *