Plenário Da Câmara Dos Deputados Foto Câmara Dos Deputados Cleia Viana Plenário Da Câmara Dos Deputados Foto Câmara Dos Deputados Cleia Viana

Fim da janela partidária: PL se torna maior bancada na Câmara

Partido do presidente Jair Bolsonaro saltou de 42 para mais de 70 deputados

A janela partidária, prazo para que parlamentares mudem de legenda, fechou-se na noite desta sexta-feira (1°), mudando significativamente o número de integrantes nos partidos. Com a dança das cadeiras nas siglas, o Partido Liberal (PL), do presidente , se tornou a legenda com a maior bancada da Câmara dos Deputados, saltando de 42 para 73 parlamentares.

Atrás do PL, vem o O Partido dos Trabalhadores (PT), do ex-presidente Luiz Inácio da Silva. Segunda maior da Casa Legislativa, a sigla agora é composta por 56 deputados. Em terceiro lugar, vem o PP, que ganhou 13 novos filiados e soma cerca de 50 integrantes.

De acordo com apuração da Folha de S. Paulo, mais de 100 dos 513 parlamentares da Casa trocaram de partido durante esta janela partidária. O número pode elevar-se, pois as siglas não precisam informar as mudanças nas filiações de imediato.

Após o PL e o PP, a legenda que mais angariou novos filiados foi o Republicanos, com 10 mandatários. O partido também faz parte da base de apoio de , que soma 168 dos 513 deputados.

Boa parte dos aliados do presidente que trocaram de partido vieram do União Brasil, que viu seu número de integrantes murchar, perdendo 32 deputados. A legenda é resultado de uma fusão entre o DEM e o PSL e atualmente ocupa o quarto lugar entre as maiores bancadas da Câmara, com 47 parlamentares. Ainda assim, a sigla continuará recebendo a maior parcela do fundo eleitoral, pois a renda é calculada pela quantidade de parlamentares que foram eleitos no último pleito.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *