FMI Avisa Que “um Pequeno Choque” Pode Levar EUA A Recessão Foto Pixabay FMI Avisa Que “um Pequeno Choque” Pode Levar EUA A Recessão Foto Pixabay

FMI avisa que “pequeno choque” pode levar EUA a recessão

Margem do país para evitar recessão é “muito estreita”, disse Pierre-Olivier Gourinchas

Nesta terça-feira (26), o Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu que, embora não preveja uma recessão da economia dos neste ano nem no próximo, um “pequeno choque poderia ser suficiente” para gerar tal cenário.

A margem dos Estados Unidos para evitar a recessão é “muito estreita”, disse Pierre-Olivier Gourinchas, diretor do departamento de estudos do FMI, na apresentação da revisão das perspectivas globais. De acordo com a entidade, a economia americana crescerá 2,3% neste ano e 1% no ano que vem.

Gourinchas admitiu que existem vários indicadores que apontam para uma desaceleração da economia do líder mundial e, embora tenha sublinhado que o mercado de trabalho está forte, com uma taxa de desemprego de apenas 3,6%, advertiu que a política monetária restritiva (que já está sendo aplicada para combater a inflação) pode levar a um maior arrefecimento econômico e a piores dados sobre o emprego.

Além disso, lembrou que as previsões do FMI não preveem uma recessão econômica em 2022 nem em 2023 para o país, e embora tenha reconhecido que tecnicamente se fale de uma recessão com dois trimestres consecutivos de declínio (o que pode ser confirmado nesta quinta-feira) insistiu que o conceito é “um pouco mais complexo”.

O especialista reconheceu que mesmo que não haja recessão, não significa que as pessoas não vão notar que a economia está freando, com o aumento dos preços, como já está acontecendo.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *