Ministro Luiz Fux, Presidente Do STF Foto Fellipe SampaioSTF Ministro Luiz Fux, Presidente Do STF Foto Fellipe SampaioSTF

Luiz Fux retira julgamento sobre marco temporal da pauta do STF

Definição a respeito do caso estava pautada para o dia 23 de junho

O presidente do Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, retirou da pauta do Plenário da Suprema Corte o julgamento sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. A decisão do ministro gerou o quarto adiamento consecutivo do caso, que estava marcado para ir à votação no dia 23 de junho.

Na prática, a decisão a ser tomada pela STF pode colocar um fim à tese do marco temporal, que defende a demarcação de terras indígenas apenas se ficar comprovado que as comunidades tradicionais ocupantes da área em disputa na estavam, de fato, naquele território na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Em junho do ano passado, o julgamento do recurso extraordinário sobre o marco temporal foi interrompido por um pedido de destaque (encaminhamento ao plenário físico) do ministro Alexandre de Moraes. O caso começou a ser votado presencialmente ainda naquele mês, mas precisou ser suspenso por causa do recesso no Poder Judiciário.

O julgamento do marco temporal é um dos principais alvos de críticas do presidente Jair (PL) contra o Supremo. Nesta terça-feira (31), o chefe do Executivo criticou a possível votação dos prazos legais para demarcação das terras indígenas no país e disse que “alguns” tentam mudar o regime democrático brasileiro, em referência aos ministros da Corte.

No final do ano passado, Bolsonaro chamou o relator da ação, ministro Edson Fachin, de “leninista” por votar contra a tese de que a data de promulgação da Constituição de 1988 serviu de baliza para definir todas as comunidades tradicionais com direito à demarcação. O presidente tem argumentado que a rejeição ao marco temporal pode inviabilizar o agronegócio brasileiro.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *