Nicolás Maduro Assina Decreto Que Cria Estado De Essequibo Nicolás Maduro Assina Decreto Que Cria Estado De Essequibo

Maduro assina decreto que cria um estado venezuelano em Essequibo, região que pertence à Guiana

Ditador quer anexar mais de 70% do território do país vizinho; tensão aumentou após a realização de um referendo

Nesta sexta-feira (8), o presidente da , Nicolás Maduro, emitiu um decreto que estabelece o estado de Essequibo na área abundante em minerais, que é atualmente propriedade da Guiana.

No Twitter, o líder da Venezuela reafirmou o desejo de anexar uma porção do território do país limítrofe.

“Que nossa Venezuela fique com seu mapa completo e siga seu caminho de glória e união”, publicou Maduro em seu  perfil oficial no X, antigo Twitter.

A situação na área se agravou após a realização de um referendo em Caracas para que a população expressasse sua opinião sobre o assunto. Os resultados das urnas mostraram que 95% dos cidadãos venezuelanos estão a favor da expansão da fronteira e da formação de uma nova província.

Depois do desfecho, Maduro mostrou publicamente um mapa da Venezuela que inclui 75% do território da Guiana e continua com os seus planos de incorporação.

Foi realizada uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a disputa entre os dois países sul-americanos e considerou a situação como uma ameaça à paz e à segurança global.

Disputa centenária

A Venezuela reivindica a posse do Essequibo, assim como fez em 1777, quando ainda era uma colônia espanhola, e se baseia no acordo assinado em Genebra. Esse acordo foi firmado em 1966, antes da independência da Guiana do Reino Unido, e estabeleceu as condições para uma solução negociada, anulando uma decisão de 1899. No entanto, a Guiana defende essa decisão e solicita que seja ratificada pela Corte Internacional de (CIJ), embora Caracas não reconheça a sua jurisdição.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *