Flávio Dino Flávio Dino

Ministros de Lula fizeram 1,4 mil viagens em jatos da FAB em 2023

Ministros do Governo Lula realizaram 1.484 voos em jatinhos da FAB em 2023

O crescimento de 36% é evidenciado ao comparar o número de voos dos ministros do governo em seu primeiro ano de mandato, que foi de 1.090. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 2, pela Gazeta do Povo.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, realizou 99 viagens. Flávio Dino, que na época ocupava o cargo de ministro da e e agora é ministro do Tribunal Federal (STF), fez 94 viagens. Ele efetuou 44 voos, de ida ou volta, para São Luís, seu reduto eleitoral. Dino frequentemente justificava suas viagens de jatinho alegando questões de segurança.

Ministros de Lula também Utilizaram Jatinhos da FAB para Viagens Internacionais

Fernando Haddad, do Ministério da Fazenda, realizou 93 deslocamentos, dos quais 80 foram viagens de ida ou retorno para São Paulo, cidade onde reside aos finais de semana. Era comum que os ministros agendassem eventos em suas cidades natais durante os finais de semana, assegurando assim o uso de jatos da FAB para se deslocarem de e para Brasília.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que possui seu reduto eleitoral no ABC Paulista, realizou 64 viagens, com 40 delas sendo rotas de ida e volta para a capital de São Paulo. Ele tem o hábito de se encontrar com empresários e, sobretudo, sindicalistas durante os fins de semana.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, utilizou voos da FAB 79 vezes, com 21 delas sendo para ida ou volta ao Rio de Janeiro. Por outro lado, Camilo Santana, responsável pela Educação, realizou 65 viagens.

O ex-comandante militar do Sudeste e atual comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva, realizou 69 voos. A pesquisa do jornal também abrangeu comandantes militares, uma vez que são nomeados pelo presidente da República, Luiz Inácio da Silva.

Em 2023, os ministros do governo petista também utilizaram os jatinhos da FAB para viagens internacionais 84 vezes. A maior parte dessas viagens destinou-se a países da América do Sul e alguns da América Central. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *