Ministro Luís Roberto Barroso, Do STF Ministro Luís Roberto Barroso, Do STF

Ministros do STF temem desgastes com Barroso na presidência da Corte

Ministros do STF preocupados com possível aumento do desgaste com a presidência de Luís Roberto Barroso

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, ministros do Tribunal Federal (STF) estão preocupados com a possibilidade de um aumento no desgaste institucional com a posse do ministro como presidente da Corte.

Em outubro, Barroso assumirá a presidência do STF após a ministra Rosa Weber se aposentar compulsoriamente devido à sua idade. É possível que a imagem do futuro líder do Poder Judiciário do Brasil seja desgastada antes mesmo de assumir o cargo.

Existe preocupação entre os ministros em conversas reservadas de que a Corte possa se tornar ainda mais vulnerável. Há a crença de que, com a ascensão de Barroso à presidência, seu discurso contra o ex-presidente possa se tornar ainda mais incendiário.

Barroso afirmou que derrotou o “bolsonarismo”

Ao contrário de Rosa Weber, que possui uma postura mais reservada e não costuma se pronunciar ou fazer declarações fora dos tribunais, Luís Roberto Barroso é conhecido por atrair a atenção da mídia.

No evento da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado no dia 12, o juiz esteve envolvido em uma controvérsia. Durante sua fala, Barroso afirmou ter vencido o movimento bolsonarista.

“Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, afirmou Barroso.

O ministro se manifestou após a repercussão negativa da frase, esclarecendo que sua intenção não foi ofender os eleitores do ex-presidente Jair .

Devido à declaração, membros da oposição no Senado e na Câmara dos apresentaram um requerimento de impeachment contra Barroso. No entanto, para que o processo prossiga, é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o aceite. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Os pares do “boca de veludo”,têm que engolir seco a ascensão dele ao maior cargo do STF,a presidência. Militante comunista,não mediu palavras ofensivas ao Bolsonaro e agora tenta se desculpar com os eleitores da direita. Barroso,”segue seu caminho mariposa,antes que a luz se apague” e o senhor inebriado por holofotes,não aceitará o ostracismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *