Deputado Orlando Silva relator da PL das Fake News Deputado Orlando Silva relator da PL das Fake News

Orlando Silva é ‘checado’ pelo X e diz desconsiderar notas da comunidade

A primeira-dama Janja teve seu perfil na rede social X hackeado na segunda-feira passada (11/12) e Orlando Silva saiu em defesa dela

O relator do 2630, também conhecido como PL das (censura), o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), utilizou o recente ataque hacker direcionado à primeira-dama como argumento para justificar a necessidade de regulamentação das redes sociais. Além disso, uma publicação feita por ele na plataforma X, anteriormente chamada de Twitter, foi verificada pelo serviço de checagem da comunidade, conhecido como Notas da Comunidade.

Veja o post original do deputado e a checagem:

A correção feita pelo X ao deputado afirma que, mesmo que o PL das Fake News seja aprovado, a situação de Janja não “mudaria em nada”. Essas notas são redigidas pelos usuários da plataforma e só são exibidas nas postagens se outros usuários votarem e concordarem.

“O PL 2630 não contém nenhuma menção a ataques hackers, portanto a aprovação da PL não mudaria nada no caso da primeira dama”, diz a nota da checagem.

O deputado, em resposta ao portal Metrópoles, expressou seu apreço pelo trabalho de verificação, porém, ele não acredita que as “Notas de Comunidade” desempenhem essa função.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *