Pacheco Em Entrevista Coletiva Foto Jefferson RudyAgência Senado Pacheco Em Entrevista Coletiva Foto Jefferson RudyAgência Senado

Pacheco diz que STF não pode forçar instalação de CPI do MEC

Oposição pressiona para que leitura do requerimento em plenário seja feita o quanto antes

Em entrevista coletiva, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que não há cenário para que o Tribunal Federal (STF) obrigue a abertura da CPI do MEC, como deseja a oposição. O Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) prometeu recorrer à Corte caso Pacheco não faça a leitura do requerimento em plenário nesta quarta-feira (6).

Pacheco relembrou a CPI da Covid, no ano passado, que sofreu a intervenção da Corte, mas em um contexto excepcional.

– Na CPI da Covid, o fato de a presidência do Senado não ler o requerimento se dava em razão do momento excepcional, da paralisação inclusive do funcionamento do Senado, e morriam àquela altura no Brasil mais de 4 mil irmãos brasileiros – nós entendemos que não era o momento de fazer a leitura da CPI. O Supremo Tribunal Federal entendeu de modo diverso e instou a presidência do a fazer a leitura do requerimento e consequentemente instalar a CPI – pontuou.

O presidente do Senado, que já decidiu por abrir a CPI do MEC, assegurou que o requerimento será lido, sendo esse o “papel da presidência”.

– Neste momento, não temos uma situação de excepcionalidade. O requerimento será lido, ou seja, o papel da presidência será cumprido, com a leitura do requerimento. Os blocos e partidos políticos serão instados por meio de seus líderes a fazerem as indicações dos membros. Mas há um acordo da maioria de líderes de que a instalação, a partir da indicação desses membros, se dará em um momento oportuno – complementou.

Há a expectativa de que a leitura em plenário seja feita ainda nesta quarta, “prazo estipulado” por Randolfe.


Veja também

  1. Obvio que o stf não pode e nem deve forçar instalação de CPI, isso é prerrogativa do Legislativo, entretanto o Congresso frouxo e de rabo preso deu espaço, o puxadinho esquerdopata, antigo stf, tomou conta do galinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *