Site Indica Alto Risco Para A Aviação Civil No Espaço Aéreo Da Ucrânia Site Indica Alto Risco Para A Aviação Civil No Espaço Aéreo Da Ucrânia

Site indica alto risco para a aviação civil no espaço aéreo da Ucrânia

Ucrânia já fechou os aeroportos de Zaporizhzhia, Dnipro e Kharkiv; governo russo restringiu espaços aéreos ao leste da fronteira ucraniana

O Safer Airspace, ferramenta que monitora o risco no espaço aéreo internacional, emitiu alerta, nesta quarta-feira (23/2) com alto nível de risco e que, por conta disso, não recomenda o sobrevoo no espaço aéreo da .

“Independentemente dos movimentos reais das forças russas na Ucrânia, o nível de tensão e incerteza na Ucrânia agora é extremo. Isso por si só dá origem a um risco significativo para a aviação civil”, alerta o comunicado.

A Ucrânia já fechou os aeroportos de Zaporizhzhia, Dnipro e Kharkiv. O governo russo também restringiu espaços aéreos na região de Rostov, localizada a leste da fronteira com a Ucrânia, com o alegado objetivo de “fornecer segurança” para voos da aviação civil, de acordo com uma nota aos aviadores. A notificação lista rotas específicas e altitudes a serem evitadas.

O monitor Airspace avaliava, até este mês, riscos para sobrevoar o extremo leste do país e também na Crimeia. Devido ao conflito eminente com a Rússia, o serviço de controle de tráfego aéreo ucraniano pode sofrer ataque cibernético e não conseguir prestar a devida assistência para as aeronaves comerciais.

Além disso, há também o risco do “abate acidental” de aviões comerciais pelas aeronaves militares que circulam o local, com tensão crescente.

“Desde 18 de fevereiro, a grande maioria dos operadores de aeronaves está evitando completamente o espaço aéreo ucraniano. Em 23 de fevereiro, relatórios de aeronaves militares russas sondando defesas aéreas foram compartilhados pelos EUA. A Rússia evacuou a embaixada em Kiev”, descreve o comunicado.

“As forças terrestres são descritas como totalmente prontas para a invasão. A partir de 23 de fevereiro, a FAA dos EUA atualmente proíbe os operadores dos EUA de sobrevoar apenas a parte leste do país. Outros estados têm proibições parciais semelhantes, mas não para a Ucrânia em sua totalidade. Esperamos que isso mude em breve”, completa.


Vladimir Putin autoriza operação militar da Rússia na Ucrânia

Trump elogia Putin e critica postura de Biden sobre Ucrânia

Ucrânia pede que cidadãos deixem a Rússia e inicia convocação de reservistas

Rússia seguirá com exercícios militares perto da fronteira ucraniana


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *