Ministro Alexandre De Moraes, Do STF Ministro Alexandre De Moraes, Do STF

STF manda associação explicar financiamento de motociata

Evento foi chamado de Acelera Para Cristo e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF), cobrou informações da Associação Mensagem de Esperança Campinas (Amec) sobre o recebimento e o gasto de recursos para financiar a motociata Acelera para Cristo. O evento ocorreu na Páscoa e contou com a participação do presidente Jair .

A decisão de Moraes atende a um pedido feito pelo PDT, que questionou a possibilidade de ter ocorrido um financiamento irregular durante o evento. Segundo a sigla, a motociata teve por objetivo promover a pré-campanha do presidente Jair Bolsonaro.

– Há ocorrência de gastos efetivados através de possível doação de fonte vedada em período de pré-campanha, com a estruturação de eventos grandiosos que fazem intensa apologia à candidatura do Senhor Jair Messias Bolsonaro – apontou o ministro.

Em sua decisão, Moraes afirmou que “a essência normativa consiste na absoluta transparência que se exige para fins de financiamento da democracia” e que “a ‘invisibilidade’ de doações no financiamento de campanhas prejudica a transparência do sistema eleitoral, afetando a plena aplicabilidade dos princípios de sustentação do sistema democrático de representação popular”.

O ministro pontuou ainda que “a divulgação ostensiva dos nomes dos doadores de campanha e dos respectivos destinatários possui a aptidão de viabilizar uma fiscalização mais eficaz da necessária lisura dos processos de escolha dos detentores de mandato político”.


Veja também

  1. Venho Hattem esta certo, STF quer amordaçar os parlamentares, mas não só eles, todos os brasileiros também, estão se achando os donos do mundo, só que não.

  2. Toda essa perseguição ocorre unicamente por INVEJA da enorme popularidade de Bolsonaro.
    Cabe lembrar a essas duas (pdt e a. de moraes) que POR INVEJA, MATOU CAIN.

  3. Se Presidente não ouse dar um peido que eles vão querer o que o Sr comeu para poder saber se o peido foi seu mesmo e se foi vão torná-lo inelegível. Cuidado por favor.

  4. O que esse sr quer saber se ele não entende, o que é democracia, o que ele sabe bem, é se intrometer na vida dos outros, e meter a colher onde não é chamado. É se meter entre os poderes, e esquece que ele não deve meter o pentelho onde a causa não é dele. É mto invejoso, e ele queria ou quer a cadeira do presidente, coisa que nunca vai acontecer. Alguém tem que parar esse anátema, ele tem que procurar um psiquiatra, ele é louco.

  5. “https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/05/04/verba-publica-paga-show-de-daniela-mercury-em-1-de-maio-pro-lula.amp.htm“
    Será que esta questão também
    Interessa ao iluministro?
    Dinheiro público para campanha eleitoral antecipada?

  6. Se a associação tiver mesmo a obrigação de informar blz. Caso contrário, deixa o xerife no vaco. Esse pedido mostra a militância do STF no cenário político e em oposição ao governo. Isso é grave, muito grave em se tratando do STF. O pedido do PDT é tão somente um álibi para o Supremo, e principalmente tendo o caso Danyela no cenário. O povo fique de olho, na necessidade, que venha o Art, 142.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *