China Reclama Que Proibição De TikTok De Trump Viola Regras Da OMC China Reclama Que Proibição De TikTok De Trump Viola Regras Da OMC

China reclama que proibição do TikTok viola regras da OMC

Batalha contra espionagem chinesa

Um juiz federal pode ter impedido temporariamente a administração de fechar unilateralmente os negócios da nos , mas a batalha da administração Trump com a empresa ainda não acabou, embora Bloomberg tenha relatado há alguns dias que a questão da TikTok provavelmente voltará ao normal até depois do dia da eleição, deixando a empresa livre para operar normalmente – pelo menos por enquanto.

Mas enquanto a viagem de Trump a Walter Reed abala não apenas a campanha, mas as perspectivas de um acordo de estímulo e outros itens da agenda do governo, Pequim está afirmando que a tentativa de Trump de dar à um gostinho de seu próprio remédio – como alguns o descreveram – viola as regras da OMC.

A Reuters relata que, durante uma reunião a portas fechadas na OMC envolvendo representantes da China e dos EUA, o representante da China reclamou que as táticas violentas de Trump violam as regras comerciais da OMC.

O fato de a Casa Branca não ter produzido nenhuma evidência de que o TikTok transmitiu dados privados de usuários americanos para Pequim – uma alegação central para o argumento do administrador para banir o aplicativo por motivos de “segurança nacional” – mostra que o governo está no errado.

Um representante da China disse na reunião a portas fechadas na sexta-feira que as medidas “são claramente inconsistentes com as regras da OMC, restringem os serviços comerciais transfronteiriços e violam os princípios e objetivos básicos do sistema comercial multilateral”, um funcionário comercial familiarizado com o assunto, que não quis ser identificado, disse.

O funcionário disse que o delegado descreveu o fracasso dos EUA em fornecer evidências concretas das razões para suas medidas um “abuso claro” das regras.

O representante dos EUA na reunião recuou.

Na mesma reunião, os Estados Unidos defenderam suas ações, dizendo que visam mitigar os riscos à segurança nacional, disse o oficial de comércio. O governo já havia dito que os dados dos usuários americanos estão sendo acessados ​​pelo governo chinês.

O escritório do Representante de Comércio dos EUA não fez comentários imediatos. Um funcionário da missão chinesa na OMC não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A declaração chinesa não terá consequências por si só, embora a China possa apresentar uma queixa legal oficial sobre ela ao órgão de Genebra.

Por enquanto isso não significa necessariamente que a China vai buscar uma outra ação contra os EUA através da OMC. Caso Trump não desista de sua missão contra o TikTok, é certamente uma possibilidade. E não seria a primeira vez que a China manipulou o órgão de comércio internacional em benefício de Pequim.


TikTok falha ao remover vídeo “aterrorizante” de suicídio que acabou virando tendência

Administração de Trump proibirá downloads de aplicativos TikTok a partir de domingo

Polícia prende Cristãos em adoração ao ar livre Por violarem regras de uso de máscara


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *