Bope Terá Câmeras Corporais Obrigatórias A Partir Do Dia 8 Após Decisão Do STF Bope Terá Câmeras Corporais Obrigatórias A Partir Do Dia 8 Após Decisão Do STF

Bope terá câmeras corporais obrigatórias a partir do dia 8 após decisão do STF

Uso de câmeras corporais se torna obrigatório para policiais do Bope após determinação do STF

A partir da próxima segunda-feira (8), o uso de câmeras corporais será obrigatório para todos os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). A determinação do Tribunal Federal (STF) ocorre após a morte de três homens durante uma operação do Bope na semana passada.

A ação ocorreu no Complexo de Israel, na Zona Norte da cidade. Na mesma operação, o sargento da Polícia Militar Leonardo Maciel da Rocha foi morto. Ele estava em um carro blindado da Polícia Militar, mas foi atingido no rosto e não resistiu aos ferimentos.

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (2), o secretário de estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho Pires anunciou que, até o final do primeiro semestre de 2024, todos os policiais designados para utilizar as câmeras nos uniformes estarão equipados.

“Existe um cronograma a ser seguido. A previsão é que até o final desse semestre todos os policiais militares estejam com o equipamento instalado. Vamos cumprir conforme informado ao STF”, afirmou o secretário da Polícia Militar.

Até o início de 2024, cerca de 90% da corporação já contava com o equipamento, com exceção de algumas Unidades de Polícia Pacificadora, que enfrentaram dificuldades com a internet local.

A determinação do STF para o uso das câmeras nas fardas também abrange a Polícia Civil, mas até o momento a instituição não estabeleceu um prazo para que seus agentes adotem o equipamento. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que havia manifestado posicionamento contrário ao uso de câmeras corporais pelos policiais do Estado, reviu sua opinião, declarando que o equipamento não oferece segurança adicional à população. Ele enfatizou que sua gestão não planeja investir em novas câmeras, defendendo a necessidade de contratação de mais policiais e investimento em tecnologia não relacionada a esse equipamento.

De acordo com o governador, o plano inclui a presença de mais cinco mil homens no Centro da capital paulista este ano, com 500 viaturas atuando na região.

“Se aumentarmos o policiamento ostensivo, faremos menos abordagens porque dissuadiremos o crime. Também combinaremos mais investimentos em iluminação pública para dissuadir o crime, pois a iluminação pública afasta o criminoso”, concluiu Tarcísio.


Veja também

  1. Agindo dentro da lei, nem precisaria ser uma imposição do STF, o próprio polícial deveria querer usar. Para os agentes de trânsito também deveria ser obrigatório, também. Aliás para todos os serviços públicos.

  2. Curioso, as câmeras do palácio com as autoridades em ação no dia 8 eles apagaram agora querem as imagens dos policiais em ação. Tudo na esquerda é invertido. Por isto o nome esquerda se aplica tão bem a estes contrario de Honestos, éticos, do bem….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *