Jeremy Bowen Jeremy Bowen

Editor BBC não se arrepende de acusar Israel por bombardeio em hospital de Gaza

Jeremy Bowen acreditou em imagens e relatos falsos do Hamas

Mesmo reconhecendo o equívoco, Jeremy Bowen, editor internacional da BBC, declarou que não lamenta ter divulgado que foi responsável pela explosão no Hospital Al Ahli, em Gaza, no dia 17 de outubro.

Apesar da falta de evidências, o Hamas atribuiu a responsabilidade do ataque ao Exército israelense. Mesmo sem ter acesso a provas convincentes, importantes meios de comunicação, como a BBC, divulgaram a versão dos terroristas como sendo verdadeira.

“Não me arrependo de nada em minhas reportagens, porque acho que fui completamente comedido e não me precipitei em fazer julgamentos”, afirmou Bowen, em vídeo divulgado no domingo 26, no programa Behind the Stories (Por Trás das Histórias, em tradução livre).

Falso relato

Quando o apresentador menciona que Bowen fez uma declaração falsa sobre a destruição do prédio do hospital, ele responde admitindo seu mal entendido: “Ah, sim, entendi errado”.

Ele continua explicando que, ao analisar as imagens do hospital, tudo que conseguiu ver foi “um quadrado que parecia estar em chamas por todos os lados” e “uma espécie de vazio no meio”.

“Tivemos de juntar o que vimos, e pensei: ‘Bem, parece que todo o prédio desapareceu’”, relatou. “Essa foi a minha conclusão ao olhar as fotos, e estava errado.”

Embora a falsa notícia tenha gerado repercussão internacional e erroneamente culpabilizado Israel, Bowen afirma não sentir qualquer culpa.

“Não me sinto particularmente mal por isso”, relatou Bowen, poucas horas depois dos primeiros relatos da explosão de 17 de outubro. “O míssil atingiu o hospital pouco depois de escurecer. Você pode ouvir o impacto. A explosão destruiu o Hospital Al-Ahli. Já foi danificado por um ataque menor no fim de semana. O prédio foi destruído.”

Mais tarde, a BBC emitiu uma declaração corrigindo a informação errada divulgada anteriormente. Logo após, eles pediram desculpas pelo erro. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Esse idiota, passador de pano para terroristas, não sabe o que é ver um filho ou uma filha torturados e mortos por esses malditos. O absurdo que esses crápulas covardes fizeram no dia 07 de outubro em Israel é completamente fora da realidade humana! Esses vermes do Hamas não merecem conviver entre os seres humanos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *