EUA Ensaiou Lançamento De Armas Nucleares A 20 Km Da Fronteira Com A Rússia – Moscou EUA Ensaiou Lançamento De Armas Nucleares A 20 Km Da Fronteira Com A Rússia – Moscou

EUA ensaiou lançamento de armas nucleares a 20 km da fronteira com a Rússia, diz Moscou

No último mês, cerca de 30 missões foram realizadas perto das fronteiras da federação russa, cerca de duas vezes e meia a mais do que no mesmo período do ano passado

Bombardeiros com capacidade nuclear americana realizaram dezenas de ensaios pelo Leste Europeu nas últimas semanas, como parte de exercícios destinados a sondar a prontidão russa em caso de uma guerra atômica, afirmou o ministro da Defesa da Rússia.

Falando após uma reunião com seu homólogo chinês, Wei Fenghe, em Moscou na terça-feira, Sergey Shoigu disse que houve “uma intensificação significativa da atividade da aviação de bombardeiro estratégica dos EUA perto das fronteiras da Rússia”.

Segundo ele, “no último mês, cerca de 30 missões foram realizadas perto das fronteiras da federação russa, cerca de duas vezes e meia a mais do que no mesmo período do ano passado”.

Shoigu acrescentou que os exercícios americanos recentes, com o codinome Global Thunder, viram “dez bombardeiros estratégicos praticando sua habilidade de usar armas nucleares contra a Rússia quase ao mesmo tempo do Oeste e do Leste. A distância mínima da nossa fronteira era de 20km. ”

Ao mesmo tempo, o chefe das Forças Armadas russas disse que a relação entre seu país e a China estava se tornando cada vez mais importante “em um momento em que a turbulência geopolítica e o risco de conflito estão crescendo”.

Os comentários do ministro vêm em meio a tensões crescentes com a OTAN sobre a Ucrânia, com Kiev alegando que um aumento de tropas russas na fronteira compartilhada poderia ser um precursor de uma invasão.

Moscou nega que esteja planejando tal ofensiva, insistindo que “a movimentação de alguns de nossos equipamentos militares ou unidades do exército em todo o território da Federação Russa é assunto exclusivamente nosso”.

Na segunda-feira, a principal agência de inteligência estrangeira do país, a SVR, emitiu um comunicado acusando os EUA de orquestrar uma campanha de desinformação aumentando o risco de conflito.

Em um comunicado, as autoridades disseram que estava pintando “um quadro terrível de como hordas de tanques russos começarão a esmagar cidades ucranianas” e que Washington está usando os canais diplomáticos para “compartilhar com seus aliados e parceiros informações absolutamente falsas sobre a concentração de forças em nosso território antes de uma invasão militar da Ucrânia. ”

Tanto a Rússia quanto a Otan se acusaram mutuamente de intensificar os voos de aviões de guerra perto da fronteira e, no ano passado, Moscou lançou um movimento “provocativo” de Washington para enviar bombardeiros nucleares B-1B americanos para o espaço aéreo ucraniano pela primeira vez na história. Os caças russos e foguetes anti-aéreos foram embaralhados em resposta.


Rússia está preparada para invadir à Ucrânia no inverno, afirma a mídia dos EUA

‘Xeque-mate’: Rússia revela novo avião de guerra sem piloto

“Risco de guerra acidental com a Rússia é maior do que durante a guerra fria”

Rússia proíbe desenho da Disney com protagonista LGBT


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *