EUA Limitam Uso Da Janssen Por Risco De Coágulos Sanguíneos Raros Foto EFERob Engelaar EUA Limitam Uso Da Janssen Por Risco De Coágulos Sanguíneos Raros Foto EFERob Engelaar

EUA limitam uso da Janssen por risco de coágulos sanguíneos raros

Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos emitiu um comunicado sobre a decisão

Nesta quinta-feira (5), a Agência de Alimentos e Medicamentos dos (FDA, na sigla em inglês) limitou o uso da Janssen, vacina de dose única contra Covid-19 da Johnson & Johnson. A decisão ocorreu após o órgão analisar o risco de coágulos sanguíneos raros, mas graves.

Em comunicado, a agência federal disse que a autorização emergencial do imunizante da J&J agora será restrita a maiores de 18 anos para quem não há outras vacinas disponíveis ou clinicamente apropriadas, ou que não desejam receber outra vacina.

A mudança se deve ao risco de uma pessoa desenvolver um tipo de coágulo sanguíneo raro e perigoso, chamado síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS) após a administração da vacina.

– Temos monitorado de perto a vacina e o aparecimento de TTS após a inoculação e usamos informações atualizadas de nossos serviços de segurança para revisar a autorização de emergência – afirmou Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.

Segundo dados oficiais, cerca de 18 milhões de doses da Janssen foram administradas nos EUA, o que representa cerca de 7,7% dos cidadãos que se consideram totalmente vacinados no país.

A FDA, no entanto, destacou a raridade dessa condição perigosa, com 3,23 casos por cada milhão de doses da vacina administradas e nove mortes confirmadas.

Em dezembro de 2021, as autoridades sanitárias americanas já haviam recomendado o uso das vacinas da Pfizer e da Moderna como preferidas às da Johnson & Johnson.

Os EUA, país mais atingido pela pandemia de Covid-19 com quase um milhão de mortes, tem 66% da população vacinada com o esquema completo.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *