Se Tem Alguém Com Moral Para Discutir Corrupção, Somos Nós Se Tem Alguém Com Moral Para Discutir Corrupção, Somos Nós

Gleisi dispara contra Lira: “Não se confunde centrão com Constituição!”

Presidente do PT critica proposta de limitar acesso de partidos pequenos ao STF

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou nesta terça-feira, 7, a proposta do presidente da Câmara dos Deputados, (PP-AL), de limitar o acesso de partidos pequenos ao Tribunal Federal (STF).

Em evento do banco BTG Pactual realizado nesta segunda-feira, 6, Lira defendeu que um partido político somente deveria ter o direito de apresentar uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) se conseguisse o apoio de pelo menos um quinto dos membros do Legislativo.

“Eu já propus ao presidente (do Senado Federal) Pacheco que o Congresso apresente (um projeto de lei). Nós temos que subir o sarrafo das proposições de ADIs”, disse Lira.

Em resposta, Gleisi afirmou que a proposta de Lira contraria a “legitimidade e a autonomia” dos partidos políticos.

“Presidente da Câmara @ArthurLira_quando fala em ‘subir o sarrafo’ das proposições de Ações Diretas de Inconstitucionalidade no STF contraria a legitimidade e a autonomia dos partidos que a Constituição garante”, escreveu Gleisi no Twitter.

“Se pensa que com isso está fortalecendo o Congresso, está totalmente equivocado, porque os partidos políticos, maiores ou menores, são a sustentação do Legislativo e da Democracia”, acrescentou.

Gleisi também criticou a proposta de Lira por retroagir no direito de livre organização e representação dos partidos políticos.

Eis a íntegra da declaração de Gleisi:

Presidente da Câmara @ArthurLira_ quando fala em “subir o sarrafo” das proposições de Ações Diretas de Inconstitucionalidade no STF contraria a legitimidade e a autonomia dos partidos que a Constituição garante. Se pensa que com isso está fortalecendo o Congresso, está totalmente equivocado, porque os partidos políticos, maiores ou menores, são a sustentação do Legislativo e da Democracia. Uma coisa é estabelecer cláusulas para o funcionamento legislativo dos partidos, seu acesso aos fundos públicos e tempo de propaganda. Outra, bem diferente, é retroagir no direito de livre organização e representação, inclusive o direito, importante, de provocar a ação do STF. Não se confunde centrão com Constituição!


Veja também

  1. Essa mulher de codinome “amante” nas planilhas de propinas da Odebrecht, já deveria estar era presa! Os amiguinhos do stf engavetaram os processos contra essa verme! Esses partidinhas, pco, pdt, psol e outras porcarias vivem direto solicitando ao stf que faça perseguição aos políticos de direita. Vai catar coquinho “amante”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *