Monark Monark

Glenn Greenwald, sobre censura a Monark: ‘Isso é o que está chegando para todos’

Jornalista afirmou que ditaduras se instalam silenciosamente

Glenn Greenwald declarou que a proibição imposta pelo ministro Alexandre de Moraes do STF ao youtuber Monark é algo que afeta a todos nós.

“A vida de Monark foi completamente destruída, em menos de dois anos”, constatou Greenwald, durante o programa System Update, transmitido na quinta-feira 3. “Monark está totalmente removido da internet e não tem mais como ganhar a vida. Negaram a ele um meio de subsistência e o direito de falar. Ainda sim, não há acusação contra Monark.” Durante esta semana, o youtuber recebeu uma multa de R$ 300 mil devido à alegada desobediência de uma ordem judicial por parte de Moraes.

Glenn Greenwald observou que o caso Monark ocorreu sem o devido processo legal. “O juiz digitou: ‘Ele está proibido de falar, e é isso”, observou o jornalista. “Monark não tem ideia do que está sendo acusado. É kafkaniano, na melhor das hipóteses. E esse juiz faz isso rotineiramente, banindo pessoas da internet.”

Segundo Glenn Greenwald, o caso Monark aconteceu sem respeitar o devido processo legal. De acordo com o jornalista, o juiz simplesmente afirmou: “Ele está proibido de falar, e pronto”. Greenwald acrescentou que Monark não tem conhecimento das acusações feitas contra ele. Essa atitude do juiz é considerada kafkaniana, no melhor dos casos. E, ainda pior, esse juiz tem o hábito de banir pessoas da internet de forma rotineira.

Segundo Greenwald, as medidas estão sendo implementadas sem encontrar muita resistência, tanto por parte dos legisladores brasileiros quanto da população. Ele destacou que isso é um exemplo claro de como o autoritarismo pode surgir facilmente, referindo-se aos inquéritos do STF, que são considerados inconstitucionais por especialistas jurídicos. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Esse cidadão se esconde aqui no País,entrevistou Lularápio na prisão,insultou Augusto Nunes,um dos mais renomados jornalista e claro,levou um “sopapo”. Porque defende Monark,quando tem aversão pela nossa “direita”? Espero que esteja sendo sincero e se volte pros problemas graves que o País enfrenta. Afinal se está aqui há 18 anos,pelo menos 1/4 de sua existência passou aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *