Dias Toffoli E Gilmar Mendes Dias Toffoli E Gilmar Mendes

Integrantes do STF, do STJ e da PGR emendam feriado e seguem em viagem na Espanha

Magistrados e o procurador-geral, Paulo Gonet, devem participar de fóruns no continente europeu

No início desta semana, quatro autoridades judiciais do Brasil, incluindo os ministros e Gilmar Mendes do Tribunal Federal (STF), Ricardo Villas Bôas Cueva e Mauro Campbell do Superior Tribunal de (STJ), além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, embarcaram para uma viagem na Europa. Eles planejam ficar no continente até, no mínimo, 6 de maio.

A viagem inclui visitas a Londres, seguidas por Madri, na , coincidindo com o feriado do Dia do Trabalho.

Ao longo da jornada, as autoridades estarão presentes em seminários destinados principalmente a um público brasileiro, organizados por empresas privadas, sendo que algumas estão com processos pendentes nos tribunais superiores de Brasília.

A previsão é de comparecimento em três eventos que congregam juízes, políticos, operadores do direito e empresários. Se necessário, os juízes poderão se envolver em julgamentos por videoconferência.

O 1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias, em Londres, organizado pelo Grupo Voto, foi o primeiro compromisso. O evento, que começou em 24 de abril, teve a participação de pelo menos três ministros do Supremo: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Os juízes chegaram à capital britânica em 23 de abril para participar de vários painéis no dia 25.

Madri deve ser o próximo destino dos ministros do STF

Parte da delegação brasileira, além de visitar Londres, também seguirá para Madri para participar do “Fórum Transformações”. O evento será realizado pelo “Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe)” no dia 3 de maio.

Os palestrantes incluem ministros do STJ e o procurador-geral da República. A organização do Fibe cobrirá os custos de hospedagem dos ministros e palestrantes convidados, enquanto outras despesas serão de responsabilidade dos magistrados.

O evento final está programado para ocorrer de 6 a 8 de maio, na capital da Espanha, onde serão discutidos temas sobre segurança jurídica e tributação. Este encontro será organizado pelo Conselho Federal da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) e pela de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid.

Segundo informações do Poder360, o evento em Madri contará com a presença de quatro membros do STF (Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Nunes Marques), além de 15 juízes do STF e um magistrado do Tribunal Superior do Trabalho. Paulo Gonet, procurador-geral da República, também confirmou sua participação.

A OAB comunicou que será responsável pelas despesas de viagem e acomodação dos convidados, “custos integralmente cobertos pela arrecadação com as inscrições”. O preço de cada bilhete foi de € 1 mil e existem no mínimo 200 participantes que pagaram. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

    1. Se dissessem que vão só passear seriam mais honestos porque nada de bom vão levar, e o que tem de bom lá não trazem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *