O Ministro Da Justiça, Flávio Dino (esq), O Presidente Lula (centro) E O Futuro Substituto De Dino O Ministro Da Justiça, Flávio Dino (esq), O Presidente Lula (centro) E O Futuro Substituto De Dino

Justiça reserva R$ 20 milhões para comprar equipamentos que monitoram ligações

Ministério informou que aparelhos serão usados em presídios

Na quarta-feira, 24, o Ministério da destinou aproximadamente R$ 20 milhões para a compra de seis equipamentos de monitoramento e interceptação de chamadas. Essa aquisição é um pedido da Secretaria Nacional de Políticas Penais, um dos órgãos mais relevantes do ministério.

Os agentes, com o uso do “IMSI Catcher”, terão a capacidade de localizar e neutralizar celulares dentro de um perímetro específico, por um período de até duas horas após ser carregado. Além disso, o dispositivo oferece a funcionalidade de exportação de dados. O peso de cada aparelho móvel é de 16 quilos, o que permite que seja transportado em uma bolsa.

“O equipamento deve ter uma função de operações ocultas, permitindo atividade secreta e uso dissimulado do dispositivo, tanto do ponto de vista físico como funcional”, foi a decisão tomada pelo departamento.

Segundo o governo, as máquinas serão empregadas em instituições prisionais para “ações de varredura eletrônica” e inspeção de dispositivos de comunicação por indivíduos privados de liberdade.

Atualmente, a secretaria do Ministério da Justiça possui 11 equipamentos do modelo em questão. Destes, cinco estão em funcionamento. Um foi adquirido em 2007, enquanto outros dez, comprados pela Polícia Federal no mesmo ano, foram doados à secretaria em 2020. Seis deles encontram-se inoperantes, sendo a sua manutenção considerada impraticável devido à tecnologia supostamente obsoleta.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *