O Facebook Remove Postagens Vinculando Incêndios Florestais No Oregon A Grupos Ativistas O Facebook Remove Postagens Vinculando Incêndios Florestais No Oregon A Grupos Ativistas

O Facebook Remove Postagens Vinculando Incêndios Florestais No Oregon A Grupos Ativistas

(Reuters) – O começou a remover falsas alegações de que os incêndios violentos mortais em Oregon foram iniciados por vários grupos de esquerda e direita, disse um porta-voz da empresa de mídia social no sábado, após rumores terem deixado o estado funcionários inundados com pedidos de informações.

Desde o início desta semana, as autoridades estaduais vêm tentando desmascarar a desinformação nas redes sociais que culpam grupos de esquerda e direita pelos incêndios que mataram pelo menos seis pessoas em Oregon nesta semana.

O Facebook, que antes anexava rótulos de advertência a essas postagens, decidiu adotar uma abordagem mais rígida após “a confirmação da aplicação da lei de que esses rumores estão forçando os bombeiros locais e as agências policiais a desviarem recursos do combate aos incêndios e da proteção do público”, disse o porta-voz, Andy Stone, disse em um comunicado no Twitter.

Stone classificou a decisão como “consistente com os esforços anteriores (do Facebook) para remover conteúdo que poderia levar a danos iminentes, dado o possível risco para a vida humana conforme o fogo se intensifica”.

As chamas destruíram milhares de casas em poucos dias, tornando o Oregon o mais recente epicentro em uma grande erupção de incêndios no verão que varre o oeste dos .

Um dos parceiros de checagem de fatos terceirizados do Facebook, PolitiFact, escreveu na quinta-feira em seu site que dezenas de postagens culpando a um movimento amplamente desestruturado e de extrema esquerda – pelos incêndios florestais foram sinalizados pelos sistemas do Facebook, e que coletivamente a postagem tinha sido compartilhada milhares de vezes.

O FBI disse na sexta-feira em um comunicado que depois de investigar vários relatos de que extremistas foram responsáveis ​​por causar incêndios florestais no Oregon, concluiu que eles eram falsos.

No início desta semana, a polícia em Medford, Oregon, desmascarou uma postagem falsa usando o logotipo e o nome do departamento de polícia, sugerindo que cinco membros dos Proud Boys, um grupo exclusivamente masculino de extrema direita, foram presos por incêndio criminoso.

Facebook remove páginas do grupo ‘Oração do Patriota’ dias após o membro ser morto por atirador “100% Antifa”

YouTube Removendo Vídeos de Químico que desmente as Pseudociências

TikTok falha ao remover vídeo “aterrorizante” de suicídio que acabou virando tendência

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *