Declaração do presidente sobre tráfico de drogas provoca reação imediata da oposição
A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o tráfico de drogas gerou forte repercussão entre parlamentares da oposição nesta sexta-feira (24). Durante entrevista na Indonésia, o petista afirmou que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, ao comentar a ofensiva do governo dos Estados Unidos contra o narcotráfico.
Lula criticou a postura do presidente americano Donald Trump, que tem classificado cartéis de drogas como organizações terroristas e intensificado operações navais no Caribe e no Pacífico. Segundo o chefe do Executivo brasileiro, o mundo precisa “superar a polarização entre o bem e o mal” e tratar o tema das drogas de forma mais ampla e humanizada.
Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG. pic.twitter.com/qFnxgPPJI3
October 24, 2025
Oposição reage à fala do presidente
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi um dos primeiros a reagir. De forma irônica, ele escreveu nas redes sociais:
“No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG.”
Outros parlamentares também se manifestaram em tom de crítica. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) publicou uma mensagem comparando a fala de Lula a uma inversão de valores:
“Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas.”
O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) classificou as declarações como “vergonhosas” e ironizou:
“Olha o duplo carpado que o descondenado deu na resposta, quando perguntado sobre as ações do governo Trump contra os cartéis.”
Analistas e comentaristas também criticam
A comentarista política Marina Helena se somou às críticas, afirmando que a fala de Lula “inverte a realidade” ao colocar os traficantes como vítimas.
“Lula está dizendo que megacorporações que movimentam bilhões, controlam exércitos e influenciam governos são vítimas dos coitados da cracolândia. Só uma mente doentia inventaria algo assim”, declarou.
Contexto internacional
A reação da oposição ocorre após Lula condenar as ações militares de Trump contra o tráfico internacional, afirmando que “não se combate crime matando pessoas, e sim com justiça”. O petista defendeu cooperação entre países, criticando incursões unilaterais que, segundo ele, “violam a soberania nacional”.
Segundo o cachaceiro os traficantes dão vítimas. Só falta o
Governo dar subsídio a plantação de coca e de maconha