Presidente Do Senado, Rodrigo Pacheco Foto Agência SenadoPedro França Presidente Do Senado, Rodrigo Pacheco Foto Agência SenadoPedro França

Pacheco fala em “estabelecer limites na concessão de” perdão

Presidente do Senado se reuniu com o presidente do STF, ministro Luiz Fux, nesta terça-feira

Após reunião com o presidente do Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o encontro teve por objetivo “evitar que haja uma escalada de crise por falta de diálogo”. Ao falar com jornalistas nesta terça-feira (3), Pacheco comentou o perdão dado pelo presidente Jair ao deputado (PTB-RJ) e disse que é preciso “estabelecer limites”.

Silveira foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão por “críticas” a membros da Corte. No entanto, Bolsonaro editou um decreto concedendo graça constitucional ao deputado, o que acabou com a condenação.

Ao comentar a situação nesta terça, Pacheco defendeu a prerrogativa de Bolsonaro, mas mostrou preocupação com o “sentimento de impunidade”.

– Eu, como presidente do Senado, entendo que há uma prerrogativa do Judiciário de processar e julgar no âmbito da constituição há previsão no âmbito da anistia (…). Não se pode deixar de validar o decreto da graça; mas, por outro lado, há preocupação em conter o sentimento de impunidade – apontou.

O presidente do Senado então falou em promover um aprimoramento em questões futuras relativas à graça constitucional.

– É um comando do Presidente da República, é preciso obedecer. O caso concreto [de Daniel Silveira] não se pode fazer nada, mas, para o futuro, temos que pensar num aprimoramento que possa estabelecer limites na concessão de graça. Para que condutas delituosas não sejam estimuladas. E é esse o objetivo do – ressaltou.

O parlamentar também defendeu um respeito “nas relações institucionais”.

– Esse respeito não pode faltar nas relações institucionais. O que o Congresso Nacional pode fazer nesse momento não é sustar o decreto, porque constitucionalmente não cabe, mas pode aprimorar a legislação para evitar que haja um sentimento de impunidade no Brasil – destacou.


Veja também

  1. Senador Rodrigo Pacheco…. Tem que tem que se estabelecer limites é na prerrogativa do presidente do Senado em barrar pedidos de Impeachment. Está demais!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *