Prefeito Do Rio De Janeiro, Eduardo Paes Foto Agência Brasil Tomaz Silva Prefeito Do Rio De Janeiro, Eduardo Paes Foto Agência Brasil Tomaz Silva

Paes afirma que não exigirá atestado para vacinar crianças no Rio de Janeiro

Prefeito da capital fluminense justificou decisão com trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente

Com uma postura diferente daquela defendida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o prefeito do , Eduardo Paes (PSD), afirmou nesta sexta-feira (24), por meio de uma publicação no Twitter, que não vai exigir atestado médico para a vacinação de crianças na capital fluminense.

A declaração ocorre em meio ao lançamento da consulta pública do Ministério da Saúde sobre a imunização infantil contra a Covid-19. Ao anunciar o início da pesquisa popular sobre a vacinação de crianças, na noite de quinta-feira (23), o ministro Marcelo Queiroga afirmou que a imunização será realizada, mas sob prescrição médica.

– Nós estamos aqui exercendo a nossa soberania, as prerrogativas do Ministério da Saúde, deixando as famílias tranquilas, os pais, as mães, para que eles possam livremente optar por vacina ou não seus filhos, após a orientação do médico e a assinatura do termo de consentimento livre esclarecido – declarou.

Paes argumentou, porém, que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) aponta como atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS) a prevenção de doenças na população infantil a partir de vacinação e citou um trecho da lei que diz ser “obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

– Aqui não vai precisar de atestado para vacinar crianças não. Vejam o que diz o parágrafo primeiro do artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente – afirmou Paes, publicando um trecho do ECA.


Rede aciona o STF para mandar governo vacinar crianças

Vacinação infantil: Ministério da Saúde inicia consulta pública

Vídeo: pousada é interditada porque dono não se vacinou em Fernando de Noronha

Malafaia sobre vacinar crianças: ‘Querem cometer infanticídio’


Veja também

  1. O cara quer mandar mais que o Ministério da Saúde, mais que a OMS, mais que os pais, mais que a PQP! Só obedece mesmo à China…😡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *