Presidente Da Rússia, Vladimir Putin Foto EFE EPA ALEXEI DRUZHININ SPUTNIK KREMLIN POOL Presidente Da Rússia, Vladimir Putin Foto EFE EPA ALEXEI DRUZHININ SPUTNIK KREMLIN POOL

Putin diz que entrada da Ucrânia na Otan pode levar a guerra

Presidente russo deu declarações nesta terça-feira

Nesta terça-feira (1]), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a adesão da à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pode levar a uma guerra entre a Rússia e a aliança militar pelo controle da península da Crimeia.

Putin deu declarações durante uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. As informações são da agência EFE.

– Imaginemos que a Ucrânia, como país da Otan, inicie uma operação militar desse tipo [para controle da Crimeia]. O que faremos? Lutaremos com a Otan? Alguém pensou nisso? Aparentemente não – disse.

Putin destacou que a doutrina militar da Ucrânia inclui a “retomada da Crimeia, inclusive por meios militares”.

– Não é algo que eles dizem em público. Está escrito em seus documentos – falou.

O presidente russo também pediu que Kiev considerasse a possibilidade de lançar uma operação militar contra a Crimeia e a região de Donbas assim que a Otan implante armas ofensivas modernas em seu território, como já fez na Polônia e na Romênia.

Putin lembrou que o Kremlin considera a questão da Crimeia, que Moscou chama de seu “território soberano”, como “fechada”.

O presidente russo alegou que a política de portas abertas da Otan não está escrita em nenhum lugar.

– Onde saiu? Onde está escrito? Em nenhum lugar – afirmou.

ESTADOS UNIDOS

Putin acusou os EUA não de estarem preocupados com a segurança do país vizinho, mas de usarem a Ucrânia como um “instrumento” para “conter o desenvolvimento da Rússia”.

– [Querem] Nos arrastar para um conflito armado e nos impor as sanções mais duras com a ajuda de seus aliados na Europa, ou arrastar a Ucrânia para a Otan, [a fim de] colocar lá armamento ofensivo e encorajar os ultranacionalistas a resolverem militarmente a questão de Donbas e Crimeia, para que eles também nos empurrem para um conflito armado. Para evitar um desenvolvimento tão negativo dos eventos – e nós queremos fazê-lo -, temos realmente que levar em conta os interesses de todos os países, incluindo a Rússia, e encontrar uma variante para a solução deste problema – falou o líder russo.


Mourão sobre Ucrânia: ‘Não acho que a Rússia vai invadir’

Rússia faz exercícios militares na fronteira com a Ucrânia

Embaixada dos EUA orienta americanos a saírem da Ucrânia

Ucrânia pede calma e diz que invasão russa não é iminente


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *