Governadora Do Banco Central Da Turquia, Hafize Gaye Erkan Governadora Do Banco Central Da Turquia, Hafize Gaye Erkan

‘Terrivelmente caro’: Governadora do BC da Turquia vai morar com os pais após alta da inflação

Desvalorização da lira turca é uma das responsáveis pelo aumento estratosférico nos preços do país do Oriente Médio

A elevação da inflação na Turquia já não afeta somente os indivíduos de baixa renda, mas também atinge as classes mais abastadas. Isso é evidenciado pelo caso da governadora do turco, Hafize Gaye Erkan, de 44 anos, que revelou em uma entrevista que teve que retornar para a residência de seus pais devido aos preços elevados dos imóveis.

No sábado, 16, durante uma entrevista ao jornal Hürriyet, Hafize abordou a questão do mercado imobiliário em Istambul, destacando a escassez de opções e a falta de financiamentos acessíveis como fatores que contribuem para o desequilíbrio. Além disso, ela ressaltou que a Turquia enfrenta um aumento nas taxas de aluguel, o que resultou em dificuldades para encontrar uma moradia adequada para si mesma.

“Istambul é mais cara que Manhattan? Não conseguimos encontrar uma casa em Istambul. É terrivelmente caro. Nós nos estabelecemos com meus pais e vamos ficar com eles”, explicou a governadora do Banco Central, que assumiu o cargo em junho após a reeleição do presidente Recep Tayyip Erdogan.

A desvalorização da lira turca foi um dos motivos para o aumento da inflação na Turquia em 2023, que atingiu 62% interanual em novembro. O preço dos aluguéis também aumentaram 77,1% no período,  de acordo com  a Universidade Bahçesehir. 

Para conter o aumento, o Banco Central elevou a taxa de juros de 8,5% para 40% desde junho. “Estamos chegando ao fim das medidas de aperto monetário”, disse Hafize.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *