Um Dos Acessos Do Túnel Está A Apenas 400 M Da Fronteira De Israel Um Dos Acessos Do Túnel Está A Apenas 400 M Da Fronteira De Israel

Vídeo: Exército de Israel mostra o maior e mais sofisticado túnel do Hamas na Faixa de Gaza

Passagem tem cerca de 4 km de extensão, sistemas de comunicação, esgoto, ventilação e está a 400 m da fronteira

Neste domingo (17), a FDI (Forças de Defesa de ) compartilharam um vídeo e fotos do maior túnel já encontrado na Faixa de Gaza, utilizado pelo grupo terrorista Hamas. As imagens revelam uma estrutura avançada, contendo recursos como eletricidade, ventilação, esgoto, comunicação e trilhos, estendendo-se por mais de 4 km.

Segundo o Exército, um dos acessos da passagem está a apenas 400 m do posto fronteiriço de Erez, fechado desde o início da guerra, mas por onde passavam milhares de cidadãos de Gaza diariamente, seja para trabalhar em Israel, seja para receber atendimento médico.

A inteligência israelense diz que o projeto de construção do túnel foi liderado por Muhammad Sinwar, irmão do líder da organização terrorista em Gaza, Yahya Sinwar.

“Hamas investiu persistentemente e deliberadamente enormes quantias de dinheiro e recursos em túneis terroristas que servem apenas a um propósito — atacar o Estado de Israel e seus residentes. Essa rede estratégica de túneis de ataque, grande o suficiente para permitir a passagem de veículos, foi liderada por Muhammad Sinwar e cavada intencionalmente perto de um cruzamento dedicado ao movimento de gazenses para Israel para trabalho e cuidados médicos”, afirmou o tenente-coronel Richard Hecht, porta-voz internacional das FDI.

A rede de túneis do território palestino foi estratégica para os terroristas durante muitos anos. Além de permitirem o deslocamento interno sem o risco de ser alvo de um bombardeio, as vias subterrâneas foram usadas para esconder armas e lançar foguetes.

Muitos acessos a esses túneis estão próximos a locais usados pela população civil, como escolas e hospitais. A imprensa americana noticiou na semana passada que Israel havia iniciado a inundação de algumas passagens usando água do Mar Vermelho, a fim de inutilizá-los definitivamente.

Estratégia parecida foi adotada pelo Egito, já que o Hamas usava túneis transfronteiriços para contrabandear produtos, inclusive armas, e também para a saída de cidadãos.

Oficiais da inteligência israelense estimam que a rede de túneis tenha cerca de 400 km.


Veja também

  1. E tem gente com pena dos palestinos…povo que se deixou escravizar e pagou boa parte da elaboração destes túneis. Agora que Israel quer liberta-los tem gente defendendo o Hamas…a militância da esquerda merece ser chamada de jumenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *