Vacina Da Janssen Vacina Da Janssen

UE vê possível conexão de vacina da Janssen com tromboembolia

Comitê europeu concluiu que existe uma “possibilidade razoável” de que casos raros de tromboembolismo estejam ligados à vacina da Janssen

O Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância (PRAC, na sigla em inglês), que integra a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), concluiu que existe uma “possibilidade razoável” de que casos raros de tromboembolismo venoso (TEV) estejam ligados à vacina da Janssen contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica Johnson & Johnson.

A conclusão foi feita entre os dias 27 e 30 de setembro e divulgada nesta sexta-feira (1°) pela EMA. Para chegar a ela, o PRAC analisou novos indícios de um estudo clínico no qual foi registrada maior proporção de TEV no grupo que recebeu a vacina em comparação ao que tomou placebo. Um segundo estudo foi avaliado e não houve registro de TEV entre os vacinados.

O TEV é uma condição na qual um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda (normalmente na perna, braço ou virilha) e pode viajar até os pulmões, o que causa um bloqueio de suprimento de sangue, com possíveis consequências fatais, explica o comitê.

Em comunicado, o PRAC recomenda que o TEV seja listado nas informações do produto como um dos efeitos colaterais raros da vacina da Janssen contra a Covid-19, além de que seja emitido um alerta para conscientizar profissionais da saúde e a população que recebeu a vacina – em especial as pessoas que podem ter maior propensão a desenvolver o TEV.

Aos funcionários da área da saúde, o PRAC adverte que pessoas diagnosticadas com trombocitopenia em até três semanas após receberem a vacina da Janssen contra a Covid-19 devem ser “investigadas ativamente” quanto a sinais de trombose.

– Da mesma forma, os indivíduos que apresentam trombose dentro de três semanas após a vacinação devem ser avaliados quanto à trombocitopenia – informa.

As informações são da AE


STJ nega autorização para advogado não vacinado entrar no TJSP

PSC vai ao STF contra passaporte da vacina para igrejas em PE

“Não tomei vacina. Nem vou tomar”, declara Luciano Hang

Médicos estudam possível elo entre vacinas da Covid-19 e mudanças na menstruação


Veja também

  1. Já que as televisões e outros órgãos de comunicação social em Portugal,não têm interesse ou são manipuladas por forças “ocultas” … é bom que a amedrontada e mansa sociedade portuguesa,veja o que se informa na Europa, sobre a “DOENÇA”…!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *