Ministro Luís Roberto Barroso Ministro Luís Roberto Barroso

Barroso: ‘As instituições venceram, e estamos em processo de reconstrução’

Ministro disse que houve desmonte de políticas ambientais e negacionismo da pandemia no Brasil

O chefe do Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou na segunda-feira, 4, que as “instituições venceram” e que o Brasil está em um processo de “reconstrução”. “Agora, as pessoas voltam a concordar e discordar de decisões governamentais, como deve ser”, destacou ele durante uma palestra na PUC-SP.

O ministro do STF, sem mencionar nomes, declarou que ocorreu no Brasil nos últimos anos o enfraquecimento de entidades da sociedade civil envolvidas na elaboração de políticas públicas, a desestruturação de órgãos de defesa do meio ambiente, tal como a paralisação do Fundo Amazônia, negacionismo em relação à pandemia de covid-19 e a ausência de demarcação de terras indígenas.

Barroso afirmou que “Tudo o que eu disse são fatos”, ao destacar que os magistrados não devem expressar opiniões políticas.

Barroso critica politização das Forças Armadas

Durante a palestra, Barroso expressou críticas à “politização das Forças Armadas”. Ele recordou que os militares mantiveram um “comportamento exemplar” desde 1988.

O presidente do STF afirmou: “Fizeram um papelão no TSE”. Ele acrescentou que “Foram convidados para ajudar, mas acabaram induzidos por uma má liderança”. Ele ainda mencionou que os militares lançaram “suspeitas falsas” em relação ao processo eleitoral.

Segundo Barroso, o Brasil passou por “momentos muito difíceis”, e ainda surgem novas situações desse período complicado, como a suposta espionagem de adversários políticos pela Agência Brasileira de Inteligência. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Instituições NÃO SÃO O POVO, ainda mais essas que aí estão…, em sua maioria, todas contaminadas.

  2. Eu aqui pensando: Será que o Lula não venceu a eleição? Será que foi o TSE que foi eleito? Estou em dúvidas, o Barroso disse que a instituição que venceu. Os melancias estão sendo trucidado pelos 11 presidentes do Brasil. Quem mandou serem frouxos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *