Especialista Afirma Que Não Há Dados Que Apoiem A Necessidade De Uma Quarta Dose Da Vacina Especialista Afirma Que Não Há Dados Que Apoiem A Necessidade De Uma Quarta Dose Da Vacina

Doses de reforço frequentes da vacina prejudicam resposta imunológica

É o que advertiu a ‘Anvisa’ da União Europeia

A “Anvisa” da União Europeia (EMA, na sigla em inglês) levantou dúvidas sobre a estratégia de vacinação contra a covid-19 com repetidas doses de reforço em curtos intervalos de tempo. O alerta foi feito por Marco Cavaleri, diretor para estratégia de vacinação da EMA, em entrevista coletiva na terça-feira 11.

Conforme o especialista, ainda não há dados que apoiem a necessidade de uma quarta dose da vacina. “Enquanto a aplicação de doses adicionais pode fazer parte de planos de contingência, vacinações repetidas em intervalos curtos não seriam uma estratégia sustentável de longo prazo”, disse.

Cavaleri advertiu que a estratégia de oferecer doses de reforço a cada quatro meses pode sobrecarregar a resposta imunológica dos indivíduos. Para ele, caso a necessidade de aplicação de repetidas doses seja comprovada, seria melhor espaçá-las, como é feito com as vacinas anuais contra gripe.

“Reforços podem ser feitos uma vez, talvez duas. Mas não são nada que devemos pensar que deva ser feito constantemente”, alertou. “Ninguém sabe exatamente quando o fim do túnel será alcançado, mas nós chegaremos lá”, observou. “Estamos no caminho para que o vírus se torne mais endêmico”.


Vacinado com três doses, Moro revela que está com Covid-19

Pfizer derruba vídeo em que CEO diz que vacina tem eficácia limitada contra Ômicron

Moderna testa vacina contra a Covid para crianças de 2 a 5 anos

Governo de SP ameaça denunciar pais que não vacinarem os filhos ao Conselho Tutelar


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *