Ministro Da Educação, Camilo Santana Ministro Da Educação, Camilo Santana

Escola cívico-militar: governo publica decreto que acaba com programa

Encerramento do programa já havia sido antecipado pelo MEC na última semana e foi oficializado nesta sexta (21)

Hoje, o governo federal oficializou a revogação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares no Brasil, conforme já havia sido anunciado pelo Ministério da na semana passada. A notícia foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com as informações do texto, o Ministério da Educação (MEC) terá um período de 30 dias a partir de sexta-feira para elaborar um plano de transição visando ao encerramento das atividades das escolas cívico-militares.

No último dia 13, o ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu que não haverá fechamento de unidades das escolas que aderiram ao modelo cívico-militar  do governo federal “e tampouco prejuízo aos alunos”.

Criado em 2019, o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) permitia que escolas públicas fossem transformadas em colégios cívico-militares. Nesse formato, educadores civis ficariam responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa ficaria sob as ordens de militares.


Veja também

  1. Uma educação de qualidade gerando conhecimento e dando capacidade de discernimento a futuros cidadãos jamais poderia vir a ser adotada por aqueles que se valem da obscuridade alheia como forma de se manterem no poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *