Presidente Do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, Reabriu As Atividades Do Judiciário Presidente Do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, Reabriu As Atividades Do Judiciário

Fux permite que Estados aumentem ICMS na conta de luz

A decisão agora será julgada pelo plenário virtual da Suprema Corte em sessão após o Carnaval.

Nesta sexta-feira (10), o ministro do Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, concedeu uma liminar permitindo que os Estados voltem a patamares antigos do ICMS na energia elétrica. O ICMS foi reduzido por lei em junho do ano passado.

Na decisão de hoje, o magistrado argumentou que o texto legal causou prejuízos aos cofres públicos estaduais, que viram uma redução do seu principal tributo.

“Existe a possibilidade de que a União tenha exorbitado seu poder constitucional, imiscuindo-se na maneira pela qual os Estados membros exercem sua competência tributária”, justificou Fux.

Ao atender o pedido do Conpeg, que reúne os procuradores estaduais e do DF, o ministro do STF acolheu o argumento de que os cofres estaduais teriam reduções significativas.

“A estimativa é a de que, a cada 6 meses, os Estados deixam de arrecadar, aproximadamente, R$ 16 bilhões”, escreveu Fux na decisão.

A decisão agora será julgada pelo plenário virtual da Suprema Corte em sessão após o Carnaval.


Veja também

  1. São os 11 reis do stf fazendo o que querem, na hora que querem.
    E todos obedecem sem hesitação.
    É o reinado de banânia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *