Museu De Diversidade Sexual Fechou Após Decisão Judicial FotoReprodução Facebook Museu De Diversidade Sexual Museu De Diversidade Sexual Fechou Após Decisão Judicial FotoReprodução Facebook Museu De Diversidade Sexual

SP busca viabilizar reabertura do Museu da Diversidade Sexual

Após suspensão de contrato, Secretaria de Cultura abriu prazo de chamamento para instituições interessadas em gerir o espaço

O contrato entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o Instituto Odeon, responsável pela gestão do Museu da Diversidade Sexual, foi suspenso por decisão da , segundo consta no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29). A gestão de Rodrigo Garcia deu um prazo de dez dias para que outras instituições interessadas em administrar o museu, que está fechado desde abril, se manifestem.

Localizado na estação República do metrô, o espaço cultural que tem como objetivo exaltar a cultura LGBTQIA+ fechou as portas em razão de decisão judicial que pôs em dúvida a regularidade do contrato.

À época, a juíza Carmen Cristina Teijeiro apontou dúvidas em relação à integridade do Instituto Odeon, após a entidade ter suas contas reprovadas na época em que estava a frente do Theatro Municipal de São Paulo.

Em nota sobre a suspensão do contrato nesta sexta, enviada à Folha de S. Paulo, a Secretaria afirmou que o “novo chamamento foi uma medida adotada com o objetivo de viabilizar a reabertura do museu e retomar as atividades do equipamento (…) após decisão liminar da Justiça de São Paulo, que suspendeu o contrato com a organização social vencedora da última convocação”.

O Odeon, por sua vez, defendeu que o museu “precisa reabrir”, e destacou que espera retomar a gestão do espaço assim que o caso for julgado. Também mencionou um parecer do Ministério Público sobre o tema.

– O Ministério Público protocolou um parecer sobre o caso no qual diz entender que a liminar, que suspendeu o contrato de gestão, não deveria prosperar e que a decisão não poderia resultar na suspensão do repasse financeiro à gestão do equipamento – assinalou.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *