Recep Tayyip Erdogan Recep Tayyip Erdogan

Turquia diz que Israel vai sofrer consequências se caçar Hamas no país

País foi citado pelas forças israelenses como um dos alvos para caçar líderes do Hamas; entenda

O governo turco advertiu que pode enfrentar “graves consequências” se decidir executar seu plano de perseguir membros do Hamas “em todas as partes do mundo”, inclusive na Turquia.

A resposta foi dada por um alto oficial da inteligência turca nesta segunda-feira (4), de acordo com a Reuters. “Os avisos necessários foram feitos aos interlocutores com base nas notícias das declarações das autoridades israelenses, e foi expresso a Israel que tal ato teria consequências graves”, disse ele.

Após a divulgação de uma gravação de Ronen Bar, líder da Agência de Segurança de Israel, no final de semana, ele fez uma declaração mencionando explicitamente a Turquia pela primeira vez desde o início do conflito entre Israel e Hamas.

Bar afirma que Israel vai caçar o Hamas “na Faixa de Gaza, na Cisjordânia, no Líbano, na Turquia, no Catar, em todos os lugares”. “Levará alguns anos, mas estaremos lá para fazer isso”, acrescentou.

A Turquia, juntamente com outros países, critica a ação israelense na Faixa de Gaza, onde ocorreu um aumento do conflito resultando na morte de quase 16 mil pessoas. Além disso, a Turquia emitiu um alerta sobre a situação.

Hoje, o líder turco Recep Tayyip Erdogan reiterou sua afirmação de que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, será processado como “criminoso de guerra”.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *