Supremo Tribunal Federal Supremo Tribunal Federal

Com 6 votos, STF forma maioria contras as emendas de relator

Ministros votaram a favor de decisão de Rosa Weber que suspendeu os pagamentos

Nesta terça-feira (9), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a decisão da ministra Rosa Weber de suspender as emendas de relator. Até o momento, seis dos integrantes da Corte acompanharam Weber.

Votaram a favor da decisão de Weber os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes. O prazo para votação segue aberto até as 23h59 desta quarta-feira (10).

As “emendas de relator” são uma forma de os políticos aplicarem recursos públicos em ações específicas, como obras. No entanto, esse tipo de emenda traz dois pontos específicos: não é possível saber qual parlamentar fez a indicação da emenda e os recursos só são detalhados no momento em que são empenhados.

A ministra Rosa Weber decidiu suspender as “emendas de relator” na sexta-feira (5). Na ocasião, ela disse causar perplexidade que parcela significativa do Orçamento esteja sendo ofertada a grupo de parlamentares, “mediante distribuição arbitrária entabulada entre coalizações políticas, para que tais congressistas utilizem recursos públicos conforme seus interesses pessoais”.


Esquerdismo: Sindicatos vão ao STF contra a PEC dos Precatórios

Lira pede que STF derrube decisão de Rosa Weber: “afronta ao principio da separação de poderes”

Ao STF, Senado diz que Weber interferiu em tema do Congresso

Derrotado, Rodrigo Maia pede suspensão imediata da PEC dos Precatórios no STF


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *