Diretor Geral Da OMS, Tedros Adhanom Fez Apelo Pelo Fim Da Pandemia Foto EFE EPA Fabrice Coffrini Diretor Geral Da OMS, Tedros Adhanom Fez Apelo Pelo Fim Da Pandemia Foto EFE EPA Fabrice Coffrini

‘O mundo não aguenta mais a pandemia’, apela diretor da OMS

Tedros Adhanom fez alerta sobre avanço da variante Ômicron

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um desabafo nesta terça-feira (1º) sobre a duração da pandemia da Covid-19. Para Tedros, “o mundo não aguenta mais” o coronavírus, e encerrar o contágio global depende da escolha das autoridades mundiais.

O chefe da entidade de saúde disse ainda que é preciso alcançar a meta de vacinar 70% da população mundial.

– Todos estamos cansados. O mundo não aguenta mais, e nós precisamos terminar essa pandemia. Temos meios de fazer isso. Eu espero que se lembrem, várias vezes falei que terminar essa pandemia não é uma questão de sorte, mas de escolha. Se terminarmos de vacinar 70% da população mundial, aí poderemos terminar a pandemia – disse Adhanom, na conferência virtual semanal sobre a Covid-19 da OMS.

Adhanom ainda fez um alerta para o avanço indiscriminado da variante Ômicron.

– Quase 90 milhões de casos foram relatados à OMS nas últimas semanas, mais do que em todo o ano de 2020. Começamos agora a ver um aumento muito preocupante de mortes na maioria das regiões do mundo – destacou.

Sem citar os países, o diretor da OMS também criticou o fim das medidas restritivas anunciadas recentemente por nações como o Reino Unido e a França.

– Estamos preocupados que uma narrativa tenha se consolidado em alguns países de que, por causa das vacinas e devido à alta transmissibilidade e menor gravidade da Ômicron, a prevenção da transmissão não é mais possível ou necessária. Nada poderia estar mais longe da verdade – disse.


Deveremos ter novas variantes em 2022, diz diretora da OMS

OMS: Após Ômicron, é possível que pandemia acabe na Europa

OMS: ‘Pandemia está longe de acabar e Ômicron não é a última variante’

OMS faz recomendação de dois novos remédios contra a Covid


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *