A Mudança Para O Ensino À Distância Causou Grande Aumento No Abandono Escolar E Na Perda De Aprendizagem No Brasil A Mudança Para O Ensino À Distância Causou Grande Aumento No Abandono Escolar E Na Perda De Aprendizagem No Brasil

A mudança para o ensino à distância causou grande aumento no abandono escolar e na perda de aprendizagem no Brasil

Ao comparar a mudança em 2020 com a mudança em 2019, os pesquisadores encontraram grandes aumentos no abandono escolar e nas perdas de aprendizagem.

Em abril, escrevi sobre um estudo publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences, que descobriu que os estudantes holandeses “fizeram pouco ou nenhum progresso enquanto aprendiam em casa”. Agora, os pesquisadores relataram uma descoberta semelhante no Brasil.

Como no estudo holandês, os pesquisadores usaram métodos rigorosos para avaliar o impacto do aprendizado remoto nos resultados dos alunos. Em outras palavras, eles não compararam apenas os resultados em 2020 com os do ano anterior.

No Estado de São Paulo (onde se baseou o estudo), as escolas estaduais passaram para o ensino à distância apenas no final do primeiro trimestre e continuaram a ensinar remotamente a partir de então. Isso permitiu aos pesquisadores comparar a mudança nos resultados entre o primeiro e o último trimestres de 2020 com a mudança nos resultados entre os mesmos dois trimestres de 2019.

Eles analisaram dois resultados diferentes: alto risco de evasão (ou seja, se o aluno teve alguma nota de matemática e português em seu histórico escolar no trimestre relevante) e notas de testes padronizados.

Ao comparar a mudança em 2020 com a mudança em 2019, os pesquisadores encontraram grandes aumentos no abandono escolar e nas perdas de aprendizagem.

Além disso, eles exploraram um experimento natural para avaliar o impacto da mudança de volta para o aprendizado pessoal. No quarto trimestre de 2020, alguns municípios permitiram que as escolas, mas todas a escolas, voltassem. Isso permitiu que os pesquisadores comparassem as escolas de ensino fundamental e médio nesses municípios com relação à mudança em 2020 em relação à mudança em 2019.

Consistente com o resultado anterior, eles descobriram que voltar para o aprendizado presencial estava associado a pontuações mais altas em testes padronizados.

Nas próprias palavras dos autores, seus resultados mostram que “os custos sociais de manter as escolas fechadas na pandemia são muito grandes”. Como tal, eles argumentam que “o debate público deve passar de se as escolas devem ser abertas ou não para como reabri-las com segurança”.

Fonte: Papers SSRN


Vídeo: Direção de escola cívico-militar é exonerada após “doutrinação”

“Bem-vindxs”: Escola do RS usa linguagem neutra e é criticada

França rejeita impulso para feminizar radicalmente a língua francesa nas escolas

Uma escola antivacinas de Miami anunciou que não contratará professores que tenham sido vacinados


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *